[UCEPROTECT] - Spam Blacklist

Este artigo visa auxiliar no conhecimento da blacklist da UCEPROTECT, como ela funciona e o que você deve fazer para ter seu IP removido dela.

 O que é a RBL de spam UCEPROTECT?

A famosa Blacklist é uma lista de endereços IPs, e-mails e domínios reconhecidos como fontes de Spam. Normalmente, utiliza-se essa lista para bloquear e-mails suspeitos de conter conteúdos maliciosos ou com vírus.

Quando um e-mail se encontra nesta lista, eles são automaticamente bloqueados e o recebedor do e-mail pode rejeitar a mensagem enviada, por não considerá-la confiável. A UCEPROTECT foi criada na Alemanha, por isso atinge boa parte da Europa, mas também não deixa de estar presente em outros países, como no Brasil, por exemplo.

Curiosamente a própria lista se define como "draconiana", em sua politica de uso a mesma sugere que não deve ser usada para bloquear mensagens e sim para acrescentar uma pontuação às mesmas:

"We believe that a professional service provider or carrier should be able to act promptly before listings are escalating up to Level 3, therefore by using Level 3 the chances are that you will mostly block “learning-resistant” service providers or carriers and their customers.
NOTE: By using Level 3 for blocking, be prepared to occasionally lose some required mails too. DO NOT BLAME US, YOU HAVE BEEN FOREWARNED!"

O próprio mantenedor afirma que, ao utilizar a referida Blacklist deve-se "estar preparara para perder alguns e-mails".

fonte: https://www.uceprotect.net/en/index.php?m=3&s=5

Como funciona a UCEPROTECT?

Funciona com três níveis de bloqueio, indo do 1 ao 3, cada uma com suas particularidades, vamos á elas:

  • UCEPROTECTL1 (Level 1): Bloqueia IPs específicos que tenham tido comportamento não adequado recentemente, desde envio em massa ou até mesmo envio de e-mails que estão em desacordo com a política de e-mails do SPF utilizado. Essa é uma lista considerada genuína por muitos servidores e se algum IP é inserido na lista, muito provavelmente o usuário estava de má conduta, sabendo ou não.

  • UCEPROTECTL2 (Level 2): Bloqueia uma faixa inteira de IPs caso seja identificado que vários IPs de um bloco estejam com enviando SPAM, é entendido que a faixa inteira de IPs é de risco, resultando em usuários bloqueados sendo falsos-positivos.

  • UCEPROTECTL3 (Level 3): Bloqueia toda uma lista de IP’s de um Provedor de Internet caso tenham ocorrido 50 diferentes casos de SPAMs e tenham tido 50 casos de IPs listados na blacklist de Level 1. Esta blacklist assim como a de level 2 acaba impactando diversos usuários inocentes que não tem má conduta.

Esta lista é muito criticada por seus métodos de remoção, pois esta é feita automaticamente após 7 dias corridos sem envio de SPAM ou então removido imediatamente após pagamento de uma taxa. Muitos usuários são contra essa atitude e por isso vem sendo cada vez menos utilizada pelos provedores de internet e servidores.

Como remover meu IP da UCEPROTECT?

O primeiro passo para sair dessa lista é verificar se realmente você faz parte dela e saber qual nível está.

  1. Acesse o consultor de blacklists do MXToolBox clicando aqui;

  2. Insira o IP que você deseja consultar se está em alguma blacklist.;

  3. Em seguida clique em Blacklist Check.

Quando realizar a consulta, o próprio consultor irá mostrar se o seu IP está em alguma Blacklist e também mostrará qual nível está.

Em outras Blacklist é bem mais fácil e simples remover um IP. Em alguns casos, você mesmo poderá tentar remover manualmente o seu IP, porém muitos não aceitam uma simples solicitação como é o caso da UceProtect. Dependendo da lista que seu IP estiver inserido a remoção do bloqueio será diferente, veja cada caso:

UCEPROTECTL1: Para remover seu IP dessa Blacklist o melhor que você pode fazer é corrigir quaisquer problemas de e-mails que você tiver no momento e parar os envios massivos, após isso basta aguardar até 7 dias corridos que a remoção será feito automaticamente.

UCEPROTECTL2 e UCEPROTECTL3: A remoção do bloqueio nessas blacklists não pode ser feito manualmente pelo usuário, nesse caso é cobrado uma taxa para remoção desses bloqueios o que é encarado por muitos como inadequado.

Não recomendamos que você pague as taxas exigidas pela UCEPROTECT em detrimento da remoção do seu IP da lista, conforme mencionamos no artigo, cada vez menos essa lista está sendo considerada como parâmetro para bloqueio de e-mails. Se a intenção é apenas manter a Internet segura, não há razão para cobranças.

Conclusão

A UCEPROTECT é uma das listas que mais dificulta o processo de remoção de um IP listado diante de tal método ela está perdendo cada vez mais sua credibilidade e, pouco a pouco, está deixando de ser utilizada por servidores e provedores da internet como parâmetro de bloqueio de e-mail.

Grandes provedores de e-mail, não a utiliza por exemplo: Hotmail, Gmail, Yahoo, entre outros, pois é uma lista que não evidencia o motivo do bloqueio e cobra para a remoção do IP o que é contra qualquer norma de utilização de serviço de e-mails.

Se esse bloqueio está afetando o seu fluxo de e-mails para algum destino que utilize essa RBL, recomendamos que solicite a esse destino a inclusão do seu IP em sua na Whitelist isso resolverá o incidente.